Quando estamos inspirados, rapidamente começamos a criar, pensar, desenvolver, sorrir, socializar. Seria então a web o espaço mais inspirador atualmente? Fico impressionado com as reações das pessoas (inclusive as minhas) diante de suas descobertas, leituras, relacionamentos pessoais e profissionais, tudo isto criado através da web.
Agora o discurso de migração gradual dos budgets de marketing para o ambiente virtual e a inevitável necessidade das empresas - independente do porte – de estarem atentas à internet, torna-se comum entre grandes executivos e “gurus do business”.
Trazendo este discurso para nossa realidade de mercado, pode ser mais rápida a mudança de paradigmas do que muitos imaginam. A fatia de público conectado à internet é cada vez maior, as compras crescem exponencialmente, o Brasil é o país onde as pessoas permanecem por mais tempo conectadas, e mesmo que se desconte, por exemplo, a possível imprecisão neste estudo por conta dos Cybers cafés e dos computadores online em ambiente profissional, pelo tamanho de nossa população e a crescente acessibilidade de classes da base da pirâmide, é de se suspeitar que as estratégias online precisem estar cada vez mais coerentes e que as pessoas nas organizações estejam aptas a dialogar com seus clientes por vários canais, de maneira responsável e correta.
Esta socialização virtual é muito importante para resultados de longo prazo, portanto as empresas que já possuem bom nível de culturalização de time terão que reforçar suas ações para que este renda virtualmente, já aquelas que sequer conseguem bom nível de retenção e relacionamento ético com os clientes atuais e potenciais, podem começar a se “coçar”. A não ser que queiram sofrer com a má reputação divulgada pela rede social de blogs, comunidades, etc.