O que é necessário para mudar/melhorar?

Nos últimos anos de minha vida tenho enfrentado períodos de grande mudança e adaptação, e ao conversar com pessoas de diferentes áreas percebo cada vez mais a importância de todos exercitarem a boa convivência, a flexibilidade, o bom senso.
Uma grande mudança em minha vida foi o nascimento de meu primeiro filho, quando eu me encontrava totalmente "disponível para o mercado" - expressão habitualmente utilizada quando queremos evitar falar "desempregado" - minha esposa estava formalmente e bem colocada em um cargo de gestão, então acabei assumindo durante alguns meses os cuidados com o filhão.
Muitas cólicas, trocas de fraldas, cocôs estranhos e multicoloridos, banhos, arrumações e entretenimento buscando uma adequação de rotina.
O sentimento da conquista de um sorriso, de um alívio, de proporcionar momentos de tranquilidade a um filho, é algo difícil de descrever. Há situações que por dentro ficamos em completo desespero, porém não podemos deixar isto comprometer a performance, então respiramos, analisamos com senso de "priorização" e partimos para a solução mais viável, afinal temos um bom motivo para buscar um final feliz.
Foi um curso intensivo onde aprimorei minha criatividade, minha capacidade de inovar, de mudar rápido, minha prontidão, minha atenção e meu zelo.

Mas afinal o que isto tem a ver com Marketing e Gestão?

Tudo! Nossa realidade está cada vez mais desafiadora, clientes exigentes, concorrentes preparados, concorrentes não preparados e danosos, mas principalmente AS PESSOAS DA COMPANHIA, o time, a equipe, o pessoal responsável pelo sucesso ou pelo fracasso de um projeto, de uma estratégia, de uma empresa.

Claro que não busco aqui propor que seus colaboradores precisem ver na marca imagem e semelhança de seus filhos e a partir daí possam desempenhar seus papéis corretamente, ou que comecem a carregar os clientes no colo para que a empresa tenha sucesso.

A chave está em tornar a marca tão atrativa e valorosa que seu pessoal mostre-se sempre disposto e com energia para participar ativamente em processos de mudanças, ou como costumo abordar, processos de melhoria.

As pessoas só seguem algo por completo se for gratificante, se for estimulante. Só atendem bem de verdade se acreditam no que estão fazendo, se sentem-se parte importante do todo. Comparem o que digo a um motor, que muitas vezes tem a performance diminuída ou até deixa de funcionar por causa de um simples parafuso solto.

Vale lembrar que toda mudança depende do engajamento da liderança máxima da empresa, seu comportamento é vital para uma estratégia vencedora e de longo prazo.

Atender clientes fica muito mais simples se o time está feliz e preparado. Hoje há tantos problemas nas empresa porque as culturas privilegiam muito mais a capacidade técnica dos colaboradores, mas esquecem-se da capacidade de relacionamento, de partilhar e de sorrir, em muitos casos os comportamentos éticos são deixados em segundo plano. Então acontece o que vemos todos os dias, gente reclamando dos serviços prestados, das marcas, falando mal aos amigos, call centers congestionados, esperas enormes e problemas prolongados.

Por fim, fica então a sugestão: "Adotem bebês", cuidem deles, exercitem seus valores e trabalhem suas deficiências buscando melhorar sempre!