São tantas oportunidades surgindo, novos nichos, segmentos, tecnologias novas, as chances de implacar na web em diferentes áreas, vendedo produtos e serviços a novos e diferentes clientes do que a empresa atualmente possui, mas que sente poder conquistá-los.
Sua marca está consolidada, é a nº 1 no segmento onde atua, tem uma reputação excelente perante a sociedade, daí surge a idéia de usá-la em outros canais, para públicos novos e com ofertas novas.
Pode funcionar, sim pode, embora seja arriscado e trabalhoso. Antes de citar os prós e contras, vejamos o que é esta tal "elasticidade de marca".
O conceito diz respeito sobre o limite de aplicação da marca devido à percepção adquirida pelos consumidores dela, ou seja, se você tem um ótimo creme dental, possivelmente venderá escovas de dente muito bem, desde que aconpanhem a qualidade do produto já consagrado, no caso o creme dental, isto porque ambos estão na mesma categoria, higiene pessoal, portanto fazendo-se um trabalho coeso, evita-se o prejuízo à identidade e, por conseguinte, à imagem da marca.
O que ocorre com muitas empresas que não possuem ainda uma orientação mercadológica fundamentada, é embarcar a sua marca consagrada de, por exemplo, embutidos (linguiças suínas, etc), para uma categoria de iogurte light.
Ora, você é conhecido e respeitado por ter as melhores liquiças suínas, saborosíssimas, porém super calóricas e consumidas por um público despreocupado com a balança e de repente tem a brilhante idéia de apostar em iogurte light porque o mercado está comprando isso também?
É verdade, parece uma coisa inimaginável, porém esse é um erro comum. Qualquer ação que envolva a marca precisa respeitar seus limites, precisa respeitar a identidade (o que a marca tem como atributos intrínsecos), o core do negócio, caso contrário toda reputação conquistada ao longo de anos pode ser perdida em função do desgaste em um novo e desalinhado relacionamento com os consumidores.
Então, cuidado! Busque ampliar o portifólio se for atuar em segmentos diferentes, mexa na arquitetura.
Não entendeu esse negócio de portifólio e arquitetura? Tudo bem, se precisar de ajuda consulte-me, terei prazer em ajudar!