Ontem, 29/10/08, ministrei uma palestra fechada sobre Marketing de Serviços e o Case Disneyworld, local onde estive por muito tempo com grupos de turismo e operações. À turma da Comunicação que assitiu-me, agradeço a atenção extrema durante todo o tempo, e também revelo aqui mais um aprendizado.
Me dirigia a jovens na faixa dos vinte, vinte e poucos, falei por pouco mais de uma hora sobre temas que envolviam a WDC, mas principalmente maneiras eficazes, exemplares e éticas de lidar com aqueles que nos fazem existir enquanto "business", os clientes, ou como a Disney os chama respeitosa e carinhosamente, convidados.
Claro que não sou um palestrante frígido, daqueles que começam a falar e após uma hora encontram-se na mesma posição, quase um "reumatóide". Porém prendê-los a atenção de maneira saudável por um tempo tão longo (sim, este tempo é longo devido ao volume de informações, inquietação e velocidade a que esta geração está exposta) me fez constatar que realmente: LIDERANÇA SE DÁ PELO EXEMPLO.
Exemplos de como se lidar bem com pessoas, tratá-las com respeito, mantendo a relação de consumo um prazer, com feedbacks positivos e continuidade, chamam a atenção, despertam interesse não só dos Sêniors responsáveis, mas também dos Sedentos Juniors.
Que grande ensinamento então foi este?
Se há uma legião de profissionais que só faz as coisas sob demanda de seus clientes, estejam eles certos ou errados, sem se preocupar com a estratégia de longo prazo e com a percepção dos clientes, bem como dos clientes dos clientes, saiba que pode haver no futuro algo melhor: os Sedentos Juniors, um pessoal que quer rapidez, clareza e respeito nas relações, e ética para receber um produto ou serviço de acordo com o prometido, sem enrolação.
Procurei palavras de incentivo que os ajudassem a serem melhores profissionais e também pessoas melhores.
Talvez você esteja se perguntando o que são pessoas melhores. Eu respondo.
Para o Marketing Ético, pessoas melhores são aquelas que trabalham pelo todo, que têm prazer em ajudar, compartilhar, crescer, internamente com seu time de trabalho, e externamente, dando o melhor de si para gerar felicidade às pessoas que se relacionam com sua marca. Lógico que estas pessoas trabalharão em empresas que estejam de acordo com o pensamento ético, cabe a estas empresas o bom exemplo, para para terem vida longa no mercado.
Pense nisso, seja um melhor profissional e torne sua empresa um local apropriado para estas pessoas, seus clientes saberão retribuir.
Enquanto isso, vale lembrar que: FATOS são negociáveis, PERCEPÇÕES não.
Um comentário:
grande texto cláudio!
A frase que tu finalizaste teu post diz tudo: FATOS são negociáveis, PERCEPÇÕES não.
Acho que toda as pessoas, principalmente se trabalham com algo intangível como serviços, precisa enteder isto. Talvez por termos frequentado o mesmo curso pensamos da mesma maneira.
muito legal ver um blog de um colega, principalmente com este tipo de temática. Vou passar aqui mais vezes!
te convido a dar uma visitada no meu blog! www.adivertido.com , um blog sobre comunicação, publicidade, internet, etc!
Abraço!!
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