Serviços, um desafio contínuo

Recentemente assiti a um vídeo no Youtube onde aparece um rapaz de trinta anos contando a um apresentador de um telejornal em NY sobre sua desgastante tarefa na hora de cancelar os serviços que tinha com a empresa AOL, salvei o vídeo e a seguir deixarei-o para ilustrar meus comentários.

Al Ries, autor de "As 22 Leis Consagradas do Marketing", já dizia que "propaganda sozinha não vende", quem discorda disso? Ninguém é claro, certo? Agora que balançaram suas cabeças positivamente, que tal darmos uma olhada no que vém acontecendo na relação entre empresas e clientes. Deixo com o vídeo a seguir uma reflexão para os senhores leitores deste blog.

Reparem que a experiência do cliente no caso a seguir - ainda que com a demissão do funcionário - colocou todo um trabalho de anos na lata do lixo, pois para quem ele vai indicar a empresa? Quando haverá recompra por parte dele? Ele deixará de contar aos amigos sua má experiência? Obviamente não, afinal a conversa foi gravada por ele e divulgada na internet, onde quase 376000 já assistiram ao vídeo da entrevista.

Porque mencionei anos de trabalho? Lembrem-se que falamos aqui de uma marca muito famosa, a AOL, com uma marca sonora inesquecível, a mensagem "You´ve got mail".

Vamos refletir e entender que, por melhor que seja a campanha, a venda, a concepção da marca, é no ponto de contato com o cliente que se faz a diferença, que se prova, que se gera felicidade, satisfação e desejo de recompra.

Na palestra Atendimento 100, falo muito sobre o "conversar com cliente", "postura sem pressão" e outros pontos interessantes.

Tentei "clipar" o vídeo diretamente aqui, porém ocorreram erros no upload. Então deixo o link do Youtube para que possam ver o que não se faz a um cliente, por ele, por sua empresa e pela dimensão que nos dias de hoje um erro de atendimento pode gerar.


http://www.youtube.com/watch?v=xmpDSBAh6RY

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