Porque se concentrar nos serviços?

Você vende um produto excelente e inovador em relação à concorrência por no máximo seis meses, esteja certo disso. Rapidamente os outros o imitarão.
Será mesmo?

Isto pode não ser totalmente verdadeiro se sua empresa possuir diferenciais em serviços, se sua capacidade de retenção de clientes for boa, se realmente houver uma política séria de atendimento que se preocupe com o que realmente importa - a experiência de seus clientes com sua marca.
Esta experiência ocorrerá no momento em que alguém ligar para sua empresa para tirar uma dúvida, fazer uma cotação, solicitar uma visita, confirmar o endereço de seu escritório, adquirir o produto/serviço, utilizá-lo, pedir ajuda quando estiver em dúvida na utilização, e assim sucessivamente.
Viu como há diferenciais a serem conquistados?

MARKETING ÉTICO

Marketing Ético é uma necessidade, resultado que concluo de uma análise que fiz, faço e continuarei fazendo, ao que tudo indica, sobre as lacunas existentes entre as teorias de marketing, as tendências, e as práticas desenvolvidas pelos CMO´s (Chief Marketing Offices) e as empresas, seja de que tamanho forem.

Decidi me dedicar à insistência de cobrarmos práticas coerentes dos discursos, assinaturas, slogans e promessas de marca que atraem os consumidores, deixando-os muitas vezes frustrados e descrentes no bom Marketing. O impulso dos acionistas por retornos de curto prazo e Share a todo custo tem provocado desgaste na relação de consumo e, consequentemente, maior dificuldade de implementação e aceitação de planos estratégicos de longo prazo, que incluem norteadores para uma caminhada equilibrada e saudável para a companhia.

Independente da "escola filosófica", seja ela de Platão com sua sociedade perfeita, ou de Sócrates com seu Caminho do Meio, onde pesa o equilíbrio entre o social e o privado, ou ainda a de Aristóteles que trazia dois caminhos, um intrínseco (partindo do indivíduo) e outro instrumental (caminho da bondade), a Ética diz respeito a fazer o bem, não ferir interesses ou relações.

Partindo do conceito de Kotler que de maneira objetiva revela que o Marketing é o conjunto de ferramentas responsáveis pela diminuição no esforço de venda, proponho uma reflexão a você leitor: Para que seja diminuído o esforço de venda, os consumidores deverão conhecer a marca, associá-la positivamente e ter boas experiências de compra/aquisição e uso, certo?

Dito isso, surge o conceito ampliado do Marketing Ético - O planejamento e a execução correta das estratégias mercadológicas, visando produzir, distribuir, promover, precificar, entregar e desenvolver relacionamentos socialmente responsáveis.

Impossível? De modo algum! Estamos começando a acordar e finalmente percebendo que são as pessoas que definem o futuro dos negócios, estejam elas dentro de nossas empresas no papel de servidores ou fora das mesmas no papel de consumidores.

A ação correta de culturalização por algo que valha o que custa, que faça algo realmente bom por alguém, gera ativos permanentes automaticamente, bem como credibilidade; ou em liguagem de marketing, Ativos de Marca (Brand Assets).

Portanto encerro este primeiro artigo do blog com uma citação interessante de uma personalidade atual do mundo dos negócios.

Chris Anderson, autor do best-seller
A Cauda Longa tem afirmado que o futuro dos negócios é grátis, ou seja, a diferenciação cada vez mais residirá na prestação de serviços, no ouvir o cliente, em atendê-lo melhor, em relacionar-se de maneira responsável com os parceiros, com os canais e com o próprio planeta, pois os preços dos bens de consumo tenderão a zero pela oferta constante e farta, e pela concorrência.

Então caro leitor respeite os que estão ao seu redor e diferencie-se sustentavelmente, execute o Marketing Ético!