“Interconnectnet social”

Quando estamos inspirados, rapidamente começamos a criar, pensar, desenvolver, sorrir, socializar. Seria então a web o espaço mais inspirador atualmente? Fico impressionado com as reações das pessoas (inclusive as minhas) diante de suas descobertas, leituras, relacionamentos pessoais e profissionais, tudo isto criado através da web.

Agora o discurso de migração gradual dos budgets de marketing para o ambiente virtual e a inevitável necessidade das empresas - independente do porte – de estarem atentas à internet, torna-se comum entre grandes executivos e “gurus do business”.

Trazendo este discurso para nossa realidade de mercado, pode ser mais rápida a mudança de paradigmas do que muitos imaginam. A fatia de público conectado à internet é cada vez maior, as compras crescem exponencialmente, o Brasil é o país onde as pessoas permanecem por mais tempo conectadas, e mesmo que se desconte, por exemplo, a possível imprecisão neste estudo por conta dos Cybers cafés e dos computadores online em ambiente profissional, pelo tamanho de nossa população e a crescente acessibilidade de classes da base da pirâmide, é de se suspeitar que as estratégias online precisem estar cada vez mais coerentes e que as pessoas nas organizações estejam aptas a dialogar com seus clientes por vários canais, de maneira responsável e correta.

Esta socialização virtual é muito importante para resultados de longo prazo, portanto as empresas que já possuem bom nível de culturalização de time terão que reforçar suas ações para que este renda virtualmente, já aquelas que sequer conseguem bom nível de retenção e relacionamento ético com os clientes atuais e potenciais, podem começar a se “coçar”. A não ser que queiram sofrer com a má reputação divulgada pela rede social de blogs, comunidades, etc.

A Internet é tão importante quanto o espaço físico, para alguns muito mais, portanto não faça “páginas folder”, tenha sites realmente funcionais e que gerem interações, esclarecimentos e compromissos mútuos por bons produtos e serviços, o “re$ultado” é conseqüência natural.


Grandeza, Simplicidade e Humildade.

Sim, estão todas maiúsculas, pois tal referência faço à pessoa de Ângela Hirata, responsável pela internacionalização das Havaianas, cuja palestra deste Case tive o privilégio de assistir ontem, dia 24 de setembro.
A Grandeza se deve ao fato dela ocupar a posição que ocupa e seu papel determinante para implacar tal case. A Simplicidade está no tom de voz, no sorriso sincero e na simpatia, adjetivos cativantes para uma platéia atenta. Por fim, Humildade, de dizer-se sempre uma aprendiz, de evitar perder-se pelo sucesso alcançado, mesmo já tendo dividido um palco HSM com ninguém menos que o guru Phillip Kotler, ensinando uma lição a boa parte dos profissionais de marketing, que por qualquer êxito, buscam "amplificar-se" perante os outros,até de maneira arrogante.
Fui ao evento para ouvir detalhes mercadológicos sobre a marca em questão e acabei gostando muito mais da postura sóbria da palestrante.
Obrigado Ângela, por um momento absurdamente simples e valioso de aprendizado em marketing e gestão.