Melhor as empresas começarem a se antenar para não perderem competitividade, o mesmo vale para muitos colaboradores que não são da geração Y

5 previsões para uso de redes socias nas empresas

Uma das projeções é de que em 2014 o e-mail será substituído por essas mídias e se tornará o principal meio de comunicação dos usuários corporativos.

Dentro de quatro anos, o e-mail deverá ser substituído pelas redes sociais dentro das empresas. A previsão é do Gartner que traçou cinco previsões sobre o uso dessa mídia dentro do ambiente corporativo e faz recomendações para a redução da margem de erros dos projetos.

1- Em 2014, os serviços de redes sociais deverão substituir o e-mail e se tornar o principal meio de comunicação para 20% dos usuários corporativos.

Nos próximos anos, a maioria das companhias irá construir redes sociais internamente, permitindo que usuários usem contas pessoais no ambiente de negócio. As redes sociais deverão se tornar mais efetivas que o e-mail para determinadas atividades comerciais.

O vice-presidente de pesquisas do Gartner, Matt Cain, explica que apesar de o e-mail estar bastante difundido no ambiente corporativo, as ferramentas de redes sociais tendem a ser bastante utilizadas dentro das companhias

2- Em 2012, mais de 50% das empresas irão usar ferramentas de microblog.

A enorme popularidade dos usuários do Twitter, fará com que muitas organizações tentem criar um Twitter empresarial, com funcionalidade de microblog controlada e com segurança para ser usado entre os funcionários.

Segundo o Gartner, os usuários corporativos querem usar microblogs para compartilhar rapidamente ideias na empresa e acompanhar o que os colegas estão fazendo. É uma forma de obter respostas rápidas para perguntas sobre o trabalho.


3- Em 2012, mais de 70% dos projetos de TI serão dominados por mídias sociais.

As companhias acostumadas a fornecer tecnologias como, e-mail, mensagens instantâneas, conferência na web, estão se preparando para prover soluções de mídia social integradas especificas para seu negócio. Mas dependendo, da forma de adoção nem tos projetos serão bem-sucedidos.

O Gartner alerta que as organizações precisam desenvolver novos conjuntos de habilidades em torno dessa concepção para o fornecimento de soluções de comunicação social.


4- Dentro de cinco anos, 70% das aplicações de colaboração desenhadas para PCs serão remodelados para se aproveitar das lições aprendidas com os usuários de aplicativos de smartphone. Gartner afirma que as empresas devem ampliar conhecimento de como as aplicações de colaboração em dispositivos podem ser usadas para negócios.


5- Em 2015, apenas 25% das empresas utilizarão ferramentas de análise das redes sociais internas para melhorar o desempenho das organizações e a produtividade das equipes.

Embora a avaliação dos fluxos de informações e índices de interação entre os usuários, parceiros e clientes seja indispensável às companhias que investem na adoção da Web 2.0, o Gartner alerta que é preciso tomar alguns cuidados no momento de coletar os dados.

A consultoria de pesquisas observa que quando os funcionários sabem que estão sendo monitorados eles não agem naturalmente nas redes sociais. O mesmo acontece com os clientes. Quando eles são questionados sobre a utilidade das ferramentas colaborativas em suas decisões de compra não serão 100% sinceros.

Por isso é importante que as empresas adotem medidas antes de pesquisar a influência das mídias sociais em seus públicos. É importante dar garantias de que questões como privacidade dos usuários, privacidade das informações coletadas e outras questões que encorajem os participantes a responder honestamente aos levantamentos realizados.

Fonte: www.computerworld.com.br

Aqui uma prova de que os cuidados nunca devem parar, descuidos em linhas de base podem arranhar a marca e causar danos irreversíveis, vale a reflexão.

Toyota prepara recall global do híbrido Prius, diz fonte


A Toyota Motor está se preparando para um recall mundial da nova versão do modelo híbrido Prius.

A primeira etapa acontecerá no Japão, com anúncio previsto para terça-feira (9), e será seguida por convocações de proprietários de veículos nos Estados Unidos, Europa e outros mercados, informou uma fonte próxima do assunto.

A Toyota tem discutido com autoridades de segurança no mundo como resolver um problema de software que atrasa a frenagem do modelo em certas condições de piso.

O presidente da Toyota, Akio Toyoda, pediu desculpas na sexta-feira (5) por uma série separada de recalls que envolvem mais de 8 milhões de automóveis do grupo. Na ocasião, o executivo informou que a companhia estava correndo para chegar a uma decisão sobre o Prius, enquanto tentava restaurar a confiança dos consumidores.

A Toyota tem estado sob intenso exame, com autoridades de segurança dos EUA e membros da administração do presidente americano Barack Obama acusando a empresa de ter sido muito lenta sobre os problemas relacionados à aceleração descontrolada que estão relacionados a até 19 mortes em acidentes de veículos ocorridos no país na última década.

Um anúncio de recall do Prius, cujas vendas globais somam mais de 300 mil unidades, deve ser anunciado provavelmente em um comunicado do Ministério dos Transportes do Japão na terça-feira, afirmou a fonte.

O Prius foi o carro mais vendido do Japão em 2009 e é o modelo mais importante da Toyota, uma vez que montadoras ao redor do mundo preparam uma nova geração de veículos de baixa emissão de poluentes.

O recall do Prius pode também envolver o Toyota Sai e um modelo irmão vendido sob a marca de luxo Lexus, o HS250h, que foi lançado ano passado e usa o mesmo sistema de freio que o novo Prius.

Uma porta-voz da Toyota informou que a companhia ainda está discutindo planos com autoridades dos EUA e do Japão. O novo Prius é vendido em cerca de 60 países.

Na semana passada, a Ford anunciou que estava reparando 17.600 sedãs híbridos por problemas similares nos freios.

© Thomson Reuters 2010. All rights reserved.