Amanhã choverá ou o sol brilhará?

A resposta está em sua empresa ter uma visão estratégica de marketing ou não. Até hoje tem gente confundindo e tratando Marketing como comunicação apenas, confundindo Designer com Analista de mercado ("você faz folder no Corel?"), para tudo!
Jerome Mccarthy lançou o mix de marketing em 1960 e até hoje esquecem de olhar e permitir ao pessoal do marketing olhar a fundo para os outros P´s além da comunicação.
O Marketing Estratégico apóia o produto (Gestão do produto), formula os meios de entrega de valor (Gestão de Marca) e isto com endereço certo para obter lucro e retenção de clientes por muito tempo (Gestão de Clientes).
Bato nesta tecla com vigor por acreditar em minha doutrina e por analisar que as marcas seguidas são na grande maioria as que enxergam o marketing de maneira estratégica, puxando os diversos setores da empresa para uma sinergia benéfica aos clientes.
Fica uma dica: Antes de tomar atitudes no mercado, reflita sobre sua visão de marketing.

Taca a mãe para ver se quica!!!

Muito ouço sobre "o que é melhor" para as empresas atingirem seus resultados, ter alto índice de compra e recompra - "joga fora a mídia OFF e traz seu magro orçamento de comunicação para o ON", dizem alguns.
Penso que exageros e radicalismos podem ser uma ameaça, porque nos levam à precipitação, então sugiro equilíbrio nas análises táticas e estratégicas.
Há muita gente boa atuando em comunicação tradicional e em mídia online. Nossa cultura, mesmo com um universo de quase 65 milhões de internautas, ainda está longe de banir meios tradicionais, até porque existem gerações diferentes consumindo produtos e serviços neste mercado globalizado e plano.
O que fazer então?
Experimente reforçar seu posicionamento de marca (se ainda não o tiver, corra atrás logo!), a identidade dela, aí parta para captar contatos dos clientes ideais para sua empresa segundo o posicionamento estabelecido, tenha foco. De acordo com o perfil identificado destes a possibilidade de êxito em ações e campanhas, sejam elas ON ou OFF ou ambas, será muito maior, o retorno (famoso ROI) surpreenderá.
Muitas empresas evitam uma abordagem deste tipo pela visão de curto prazo e talvez por não entender bem qual o nexo nisto tudo, por isso é importante ter gente competente trabalhando para valer ao invés de viver de "butt marketing", ou seja, um pessoal que adora falar bonito mas não desgruda o traseiro da cadeira no escritório para ir até os clientes e ouvir deles seus anseios e percepções.
Aja diariamente, mas pense no longo prazo também.