Deu no Techlider, polêmico....

   
Uso do computador à noite traz mais malefícios que baladas
5tweetsretweet
Conclusão foi resultado de um estudo feito pela Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp
Um estudo da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp comprovou que o principal fator prejudicial ao bom sono é a utilização do computador no período da noite, entre 22h e 24h. Esse hábito supera, inclusive, os malefícios do consumo de álcool e das baladas.
Além disso, foi constatado que mais de 60% dos estudantes universitários dormem mal. A causa principal é o uso de computador à noite. Entre os jovens estudantes, as mulheres foram as que tiveram o sono mais prejudicado pelo uso do computador.





O interesse em pesquisar a percepção do sono entre adultos jovens que ingressam na universidade surgiu a partir de um estudo anterior no qual a pesquisadora Gema Galgani Mesquita investigou os padrões do sono relacionados à utilização do computador entre adolescentes que frequentavam o ensino médio.
A pesquisadora aplicou um questionário para mais de 1.400 estudantes universitários. Para avaliar a qualidade do sono, foi utilizado o índice que indica a duração e a latência do sono, a sonolência diurna e os distúrbios.
No caso de jovens que assistem televisão ou usam o computador, verificou-se que a intensidade da emissão da luz nos dois casos tem efeito semelhante. O que as diferencia é o modo de uso.
Uma das explicações para isso é de que a luminosidade do computador atrasa as fases do sono, uma vez que ela dificulta a metabolização da melatonina, hormônio responsável pelo sono. Quando o estudante passa horas à noite diante do aparelho, ele pode adormecer normalmente, entretanto, não passará por todas as fases do sono.
Diante do aparelho de televisão, o telespectador se coloca, na maioria das vezes, confortavelmente sentado ou deitado, controlando os canais pelo controle remoto a uma distância de aproximadamente 3 metros da tela. Já no caso do monitor do computador, o internauta fica a uma distância menor, equivalente a cerca de 60 centímetros da tela. A interação com o computador é muito mais ativa, segundo o estudo, pois pede mais reações físicas e mentais.
No caso do computador, a luz emitida pelo aparelho fica muito próxima da retina. As células da retina, ao receberem estímulo luminoso, enviam uma mensagem elétrica que alcança o hipotálamo; este, além de comandar as glândulas do organismo, possui um pequeno núcleo onde se localiza o relógio biológico, essencial à manutenção dos ritmos e dos ciclos sono-vigília. A intensidade, a variação e o horário das luzes emitidas pelos aparelhos incidindo sobre a retina desregulam a liberação normal de melatonina, o hormônio responsável pelo sono e, consequentemente, alteram sua qualidade.
.
Prejuízos da falta de sono
As consequências de uma noite mal dormida vão além de um simples cansaço. Quem dorme pouco pode ter problemas com excesso de peso e falta de concentração.
Dentre os malefícios ocasionados pelas noites mal dormidas estão:
- a obesidade: se uma pessoa dorme mal, ela não faz a metabolização do hormônio peptina, responsável pela sensação de saciedade. Isso faz com que, ao acordar no meio da noite, a pessoa sinta fome, e se alimente durante a madrugada.
- o baixo desempenho acadêmico: é durante o sono que a pessoa memoriza todo o conhecimento, e desenvolve o fator de atenção. Sem um sono saudável, esses fatores são prejudicados, influenciando o desempenho na universidade.
.
Por que a mulheres?
Ainda não se pode afirmar os motivos pelos quais as mulheres são mais prejudicadas. Chegou a ser analisado se era por conta da resistência física, mas isso não foi comprovado, uma vez que as mulheres também possuem resistência, mas em diferentes modalidades em comparação aos homens. Esse fator será estudado em uma nova estapa da pesquisa.
.
Outros fatores
Além de observar que os jovens estão dormindo mal à noite por causa do uso do computador, a pesquisa trouxe dados sobre a influência do tabaco nos distúrbios do sono e a não-interferência de atividades físicas na melhora de sua qualidade.
.
Dados completos da pesquisa
*** 58,06% dos estudantes entrevistados dormem mal e acessam o computador entre 19h e 21h
*** 71,43% têm problemas com o sono e utilizam o computador entre 19h e 22h
*** 73,33% têm incômodos e utilizam o computador entre às 19h e 24h
*** 52,38% dormem mal e utilizam o aparelho das 19h até a madrugada
*** 84,3% das mulheres pesquisadas tem mais chance de dormir mal quando utilizam o computador das 19h às 24h
*** para os homens, esse índice foi de 47,7%
*** 61,28% dos estudantes entrevistados consomem alcool e dromem mal
*** 59,76% dos não-fumantes e 70,59% dos fumantes têm problemas com o sono (mas esse índice é 4,7% menor do que os que são prejudicados pelo uso do computador)
[EPCampinas]