Eu sou um admirador do Seth Godin, creio que todo profissional de marketing deveria ser, aqui estão fundamentos dele para "negócios modernos"

Foundation elements for modern businesses
When you sit down to dream up a new business, you can imagine a world without constraints. Or you can choose to build in fundamental pieces that will make it more likely your idea will pay off.
Here are some fundamental pieces of most new successful businesses. The goal is to build these elements into the very nature of the business itself, not just to tack them on. For example, the Scotch tape people at 3M can't do #5, because of the structure of retail distribution and the way they mass produce and can't track who is buying what.
You can live without some of these, but go in with your eyes open if you do:

1.Build in virality. Consider: Groupon.

2.Don't sell a product that can be purchased cheaper at Amazon.
3.Subscriptions beat one-off sales.

4.Try to create an environment where your customers are happier when there are other customers doing business with you (see #1).

5.Treat different customers differently.

6.Generate joy, don't just satisfy a need for a commodity.

7.Rely on unique individuals, not an easily copyable system.

8.Plan on remarkable experiences, not remarkable ads.

9.Don't build a fortress of secrets, bet on open.

10.Unless there's a differentiating business reason, use off the shelf software and cheap cloud storage.

11.The asset of the future is the embrace of a tribe, not a cheaper widget.

12.Match expenses to cash flow--don't run out of money, because it's no longer 1999.

13.Create scarcity but act with abundance. Free samples create demand for the valuable (but not unlimited) tier you offer.

14.Tell a story, erect a mythology, walk the walk.

15.Plan on obsolescence (of your products, not your customers).

Notes:
3. The cost of selling a subscription to your product or service is not a lot higher than the cost of selling just one, but you benefit by having sales you can count on at low cost. Your customers benefit because you depend on them more and they save time.
5. Everyone has different needs and expectations and resources. The internet lets you tell people apart and give them what they need.
7. AKA as Linchpins.
9. If you're building a business on trade secrets or lack of information among your customers, you're trying to fill a leaky bucket. Far easier to bet on the more people know, the better you do.
10. Because cheap software and the cloud are going to continue to get cheaper, and custom work that's worth anything is going to continue to get more expensive.
12. The best people to fund your growth are your customers.
13. When the marginal cost of an interaction approaches zero, you benefit by creating plenty of them.
14. We can tell.

O MARKETING E SEU NEGÓCIO - Artigo que ratifica a importância do Marketing

Grande parte das empresas associa marketing apenas com divulgação e promoção do seu negócio ou dos seus produtos. Na verdade, ele deve ser aplicado como parte fundamental da "elaboração" do projeto, tendo em vista a necessidade de planejamento para o sucesso de qualquer negócio nos dias atuais, onde há cada vez maior competitividade.
"Esse marketing", portanto, vai além de campanhas de propaganda. Está profundamente relacionado à análise de viabilidade mercadológica que deve anteceder a abertura do negócio.
Mas como o marketing se envolve nessa etapa?  Inicialmente indicas-se a utilização das ferramentas de pesquisa de mercado, para detectar a demanda. Podem ser pesquisas qualitativas, quantitativas, ou mesmo ambas, para identificar se o negócio é minimamente aceitável.
Feita essa etapa o marketing se encarregará de elaborar toda uma análise relacionada aos resultados das pesquisas, bem como outros levantamentos que devem ser feitos com relação à concorrência, sua atuação, seus produtos, sua área de influência, enfim, além da análise da demanda propriamente dita, deve ser feita uma avaliação do mercado e como ele está estruturado.
Por que é necessária essa etapa de análise do mercado?  Bem, se isso não for feito, corre-se o risco de oferecer aos consumidores mais um produto, ou serviço, que eles não necessitam, por já serem  atendidos pelos "players" existentes no segmento em questão.
Após esses levantamentos é possível iniciar uma abordagem de quais perspectivas o negócio possui, frente à oferta já existente, bem como verificar seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, ou seja, a famosa análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities, Treats). O que isso quer dizer? Vamos pegar o exemplo de uma loja de materiais escolares. Se em determinado mercado já existem duas empresas concorrentes, que não estão atendendo adequadamente, uma por falta constante de produtos, a outra porque não oferece alternativas de pagamento aos clientes, você pode concluir que para o seu negócio ter maiores chances de sucesso será necessário oferecer uma variedade maior de produtos, estoque permanente, bem como formas de pagamento e financiamento aos seus consumidores.
Esses aspectos estão relacionados a outros conceitos de marketing. No caso do exemplo acima estamos tratando de gestão de produtos e precificação, atividades pertinentes a essa disciplina mas normalmente ignoradas em inúmeras companhias.
Outra decisão mercadológica está relacionada à localização da empresa, seja por questões logísticas ou pela necessidade de aproximação do seu público-alvo. Essa análise se utiliza de uma área de estudos chamada "Geomarketing".  Lembram-se quando falei sobre "área de influência" dos concorrentes?  Pois essa é a área, em quilômetros quadrados, atendida por determinada loja. Sendo assim, se você decidir estabelecer seu negócio dentro dessa área de influência é importante que esteja ciente de que isso com certeza impactará seus resultados !
Além da análise da área de influência outros fatores devem ser levados em conta nessa abordagem geográfica, como a estratégia que a empresa deseja implementar. É possível ter uma estratégia de concentração geográfica, ou mesmo de dispersão geográfica.
Aliás, todas as definições deverão ter como base a estratégia definida para a nova empresa, como o que ela deseja ser daqui a alguns anos (VISÃO), por exemplo. Isso determinará muitas decisões que serão tomadas no futuro.
É claro que eu não poderia deixar de citar aqui alguns exemplos relativos às atividades mais famosas,  que dizem respeito a comunicação, propaganda e promoção!! Nesse quesito, é importante que no planejamento do negócio  estudado já seja previsto um investimento para as ações de divulgação, tão necessárias. O que ocorre, na prática, é que os empreendedores deixam essa etapa para ser decidida numa etapa posterior e é óbvio, falta dinheiro...
 Porém, quando digo para que seja estimado um valor, esse deverá estar alinhado com o quê se  pretende realizar. Por exemplo, se estamos tratando de uma pequena indústria de materiais de limpeza, precisamos prever um investimento no design das embalagens, definição dos nomes dos produtos, campanha para lançamento das marcas, bem como sua manutenção, que envolve custos de criação das peças – por vezes filmes - e mídia, de acordo com o público-alvo que deseja-se atingir, pois de nada adiantará elaborar muito bem essas etapas, se elas estiverem direcionadas a um público diferente do que sua empresa pode atender.
O que quero dizer? Se o seu produto é totalmente focado na decisão por preço baixo, muito provavelmente o seu público-alvo seja a população de baixa renda, então é necessário selecionar a linguagem mais adequada para "conversar" com ele, da mesma forma definir os veículos de comunicação apropriados, como rádio por exemplo.
Enfim, o marketing deve passar a permear todo o ciclo de planejamento e implantação do negócio, com o objetivo de reduzir incertezas para que se acerte melhor o alvo.

Escrito por Sandra Turchi via www.artigonal.com