Apesar de estar dirigido à geração Y, considero os cuidados nas redes apontados aqui importantes para qualquer um.

Você é um só: físico, jurídico ou corporativo

A Geração Y está plugada na rede 24 horas por dia. Mas será que todos sabem usar com inteligência os benefícios proporcionados por essas novas ferramentas? Com a palestra “Personal Branding: como administrar as nossas PF e PJ na web”, Fábio Siqueira, gerente de contas da Edelman Brasil, apresentou os perigos da superexposição dos perfis nas mídias sociais.
“Você é um só. Não existe uma divisão entre perfil físico, jurídico ou corporativo. Não há uma parede que faça essa separação. O nível de exposição exige cuidado”, alertou o executivo, apontando uma consequência ruim para o jovem que exagera nos conteúdos no mercado de trabalho.
 “Atualmente, muitas áreas de Recursos Humanos utilizam as redes sociais para avaliar se um candidato é realmente interessante para uma vaga”, acrescentou Siqueira, na palestra que abriu o último dia de apresentações na Estação de Conhecimento Geração Y, na HSM ExpoManagement 2010.
Por isso mesmo, prudência é a grande dica para manter perfis atualizados na web. “Uma brincadeira ou outra é divertida, claro. Até porque as redes sociais também são locais de entretenimento. A questão é que quando você perde a mão não consegue se manifestar da forma como você realmente é”.
“Seja relevante, participe com frequência, interaja com seus seguidores e amigos, tenha autenticidade e seja transparente”, resumiu.
Perfis empresariais
Na plateia, muitos empresários aproveitaram a oportunidade para esclarecer dúvidas de como posicionar a marca da companhia nas redes sociais.
“Os diálogos estão acontecendo nas redes, independente da presença da marca. Por isso, é melhor estar presente e ser agente neste processo”, aconselhou. “Neste exato momento, alguma coisa que impacta na sua marca está sendo falada”.
Eu não gosto de redes sociais
Para os mais arredios às novas tecnologias, Siqueira deixou uma dica. “Se não for utilizar a rede, melhor não criar um perfil. Se você não está preocupado com o mundo digital, não traga isso para sua vida. Já acompanhamos vários exemplos de pessoas que se envolveram em problemas mais sérios por conta de um tweet mal colocado”, frisou.

Fonte: HSM Online 10/11/2010

Agora nem os usuários de Mac escapam de vírus, culpa das redes sociais....

Relatório mensal de ameaças virtuais da ESET detecta evolução no malware conhecido como Koobface
Durante outubro, surgiu um novo ciclo de propagação do cavalo de troia Koobface por meio de redes sociais, mas desta vez com capacidades de infecção multi-plataforma, alcançando entre seus alvos sistemas operacionais Windows, e também Linux e Mac. O alerta é do Laboratório Latino Americano de Investigação da ESET.
O malware chega ao usuário através de mensagens no Facebook, MySpace ou Twitter com a legenda “Is this you in this vídeo?” (“É você neste vídeo?”). Se o usuário visitar o link, irá observar uma tela simulando um vídeo multimídia online e a tentativa de execução de um applet Java, que não é parte da execução de um vídeo sem o código malicioso em questão.
“É importante lembrar que a instalação do cavalo de troia utiliza engenharia social, e por isso os usuários devem evitar acessar websites que apresentem a mensagem indicada, ou similares, e mantenham-se atentos aos sites que tentem executar o código Java no sistema”, declarou Sebastián Bortnik, Coordenador de Awareness & Research da ESET América Latina.
Também durante este mês, após profunda análise dos arquivos binários e componentes do Stuxnet realizada por especialistas da ESET, foram descobertas novas vulnerabilidades que eram desconhecidas quando surgiu a ameaça. O código malicioso identificado pelo ESET NOD32 como Win32/Stuxnet.A se caracteriza por explorar três vulnerabilidades do tipo 0-day sobre o Windows e uma quarta que se aproveita de uma falha própria do WinCC e PCS 7 dos sistemas Siemens.
É importante ressaltar a importância deste ataque direcionado especialmente aos sistemas de controle industrial SCADA, sendo que já se pode confirmar que há mais de 45 mil equipamentos de controle industrial infectados por este worm.
“Sem dúvidas o worm Stuxnet será lembrado como uma das ameaças de maior destaque em 2010. E isso tem a ver com suas características de propagação, tendo sido desenvolvido para infectar sistemas de controle industrial e também suas altas taxas de infecção. Já são milhares de usuários infectados por esta ameaça, que se propaga através de diversas vulnerabilidades”, conclui Bortnik.
Para mais informações sobre os principais ataques virtuais de outubro, é possível visitar o relatório de ameaças mais importantes do mês publicado no Blog do Laboratório da ESET para América Latina: http://blogs.eset-la.com/laboratorio/2010/10/01/resumen-de-amenazas-de-octubre.

Fonte: Techlider