Ilusão de Ética


Certamente você lembrou da expressão "ilusão de ótica" ao ler o título deste post, certo?
Pois então saiba que a intenção era esta mesmo.
A minha ilusão é igual a de tantos outros consumidores diários de uma diversidade de marcas, acreditando em suas promessas, em suas campanhas e em seus valores bastante anunciados.
Parece incrível, mas após tantos estudos, treinamentos, cases de sucesso e reclamações, tenhamos uma realidade de empresas que visam o lucro a qualquer preço, se for no curto prazo então, maravilha. O Lucro que não liga para o social foi abordado por Joseph Heath, co-autor do Best-seller The rebell sell, em seu último livro "Lucro Sujo", porém o conceito de lucro sujo se estende sem dúvida a um que vem da enganação, das letrinhas de rodapé ou ainda dos microtextos ilegíveis dos comerciais de tv.
Tem muita gente ganhando dinheiro mesmo sendo incompetentes, como? Um desejo empreendedor e uma bem sucedida trajetória em segmentos pouco profissionalizados, mas bastante procurados pelos consumidores, isto ocorre com mais frequência em Prestação de Serviços.

Torço para que isto não dure muito, dependemos do preparo do consumidor, por isto a tecnologia e a informação tornam-se ferramentas na correção de tais distorções.

Lucro sujo terá vida curta logo logo, então vale uma reflexão ética e reputação de marca na condução de estratégias.