Grande parte das empresas associa marketing apenas com  divulgação e promoção do seu negócio ou dos seus produtos. Na verdade,  ele deve ser aplicado como parte fundamental da "elaboração" do projeto,  tendo em vista a necessidade de planejamento para o sucesso de qualquer  negócio nos dias atuais, onde há cada vez maior competitividade.
"Esse marketing", portanto, vai além de campanhas de propaganda. Está  profundamente relacionado à análise de viabilidade mercadológica que  deve anteceder a abertura do negócio.
Mas como o marketing se envolve nessa etapa?  Inicialmente indicas-se  a utilização das ferramentas de pesquisa de mercado, para detectar a  demanda. Podem ser pesquisas qualitativas, quantitativas, ou mesmo  ambas, para identificar se o negócio é minimamente aceitável.
Feita essa etapa o marketing se encarregará de elaborar toda uma  análise relacionada aos resultados das pesquisas, bem como outros  levantamentos que devem ser feitos com relação à concorrência, sua  atuação, seus produtos, sua área de influência, enfim, além da análise  da demanda propriamente dita, deve ser feita uma avaliação do mercado e  como ele está estruturado.
Por que é necessária essa etapa de análise do mercado?  Bem, se isso  não for feito, corre-se o risco de oferecer aos consumidores mais um  produto, ou serviço, que eles não necessitam, por já serem  atendidos  pelos "players" existentes no segmento em questão.
Após esses levantamentos é possível iniciar uma abordagem de quais  perspectivas o negócio possui, frente à oferta já existente, bem como  verificar seus pontos fortes e fracos, suas ameaças e oportunidades, ou  seja, a famosa análise SWOT (Strengths, Weaknesses, Opportunities,  Treats). O que isso quer dizer? Vamos pegar o exemplo de uma loja de  materiais escolares. Se em determinado mercado já existem duas empresas  concorrentes, que não estão atendendo adequadamente, uma por falta  constante de produtos, a outra porque não oferece alternativas de  pagamento aos clientes, você pode concluir que para o seu negócio ter  maiores chances de sucesso será necessário oferecer uma variedade maior  de produtos, estoque permanente, bem como formas de pagamento e  financiamento aos seus consumidores.
Esses aspectos estão relacionados a outros conceitos de marketing. No  caso do exemplo acima estamos tratando de gestão de produtos e  precificação, atividades pertinentes a essa disciplina mas normalmente  ignoradas em inúmeras companhias.
Outra decisão mercadológica está relacionada à localização da  empresa, seja por questões logísticas ou pela necessidade de aproximação  do seu público-alvo. Essa análise se utiliza de uma área de estudos  chamada "Geomarketing".  Lembram-se quando falei sobre "área de  influência" dos concorrentes?  Pois essa é a área, em quilômetros  quadrados, atendida por determinada loja. Sendo assim, se você decidir  estabelecer seu negócio dentro dessa área de influência é importante que  esteja ciente de que isso com certeza impactará seus resultados !
Além da análise da área de influência outros fatores devem ser  levados em conta nessa abordagem geográfica, como a estratégia que a  empresa deseja implementar. É possível ter uma estratégia de  concentração geográfica, ou mesmo de dispersão geográfica.
Aliás, todas as definições deverão ter como base a estratégia  definida para a nova empresa, como o que ela deseja ser daqui a alguns  anos (VISÃO), por exemplo. Isso determinará muitas decisões que serão  tomadas no futuro.
É claro que eu não poderia deixar de citar aqui alguns exemplos  relativos às atividades mais famosas,  que dizem respeito a comunicação,  propaganda e promoção!! Nesse quesito, é importante que no planejamento  do negócio  estudado já seja previsto um investimento para as ações de  divulgação, tão necessárias. O que ocorre, na prática, é que os  empreendedores deixam essa etapa para ser decidida numa etapa posterior e  é óbvio, falta dinheiro...
 Porém, quando digo para que seja estimado um valor, esse deverá  estar alinhado com o quê se  pretende realizar. Por exemplo, se estamos  tratando de uma pequena indústria de materiais de limpeza, precisamos  prever um investimento no design das embalagens, definição dos nomes dos  produtos, campanha para lançamento das marcas, bem como sua manutenção,  que envolve custos de criação das peças – por vezes filmes - e mídia,  de acordo com o público-alvo que deseja-se atingir, pois de nada  adiantará elaborar muito bem essas etapas, se elas estiverem  direcionadas a um público diferente do que sua empresa pode atender.
O que quero dizer? Se o seu produto é totalmente focado na decisão  por preço baixo, muito provavelmente o seu público-alvo seja a população  de baixa renda, então é necessário selecionar a linguagem mais adequada  para "conversar" com ele, da mesma forma definir os veículos de  comunicação apropriados, como rádio por exemplo.
Enfim, o marketing deve passar a permear todo o ciclo de planejamento  e implantação do negócio, com o objetivo de reduzir incertezas para que  se acerte melhor o alvo.
 
 
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