A Segurança Privada e seus "Sujinhos"

Pode parecer um tanto pesado o termo, porém trata-se apenas de uma associação que muitas pessoas fazem a profissionais da área da segurança.
O "sujinho" é aquele sujeito com pouca formação e informação, que bate à porta do cliente com uma pastinha, sapatos empoeirados, e vai falar em segurança, guarda e coisas que remetem a um mundo pouco amigável e de gente rude.
Ele representa a empresa "sujinha" que faz questão de passar aquela imagem ameaçadora e também rude, com aquelas marcas que exibem toda a fauna disponível (garras de tigre, leões, águias, corvos, etc), sem um conceito de serviço, sem um fundamento de trabalho organizacional.
Certamente não é intencional, estas simbologias têm um um histórico de aplicações em corporações militares, não que seja ruim a fauna presente, desde que seja aplicada de maneira coerente, em anúncios, placas de advertência, carros, etc.
A maioria não aparece e nem parece simplesmente por serem ilegíveis.

Após anos de experiência no segmento de segurança privada, passando pelas áreas comerciais primeiramente e posteriormente trabalhando o mix de marketing e a gestão de algumas marcas, colhi boa parte da percepção dos clientes externos e internos, cruzando-as muitas vezes e solucionando problemas corriqueiros.

Visitei clientes que, num primeiro momento, simplesmente pareciam ver-me como um guarda de rua melhorado atrás de seu dinheiro, oferecendo-lhes aquela segurança rude, em alguns casos até um tanto rudimentar mesmo.

Porém custava-me pouco até que virasse tal percepção em algo positivo e estimado por parte deste cliente que prontamente entendia o recado, alinhando seu olhar ao meu, sem sentir-se superior, pois não seria possível em nenhuma hipótese. É claro que felizmente possuo tal habilidade pela experiência acumulada em várias áreas profissionais onde atuei, mas também por um preparo teórico muito embasado, preparo esse que nunca deixo de aperfeiçoar através de estudo contínuo.

Em quase 6 anos inteiramente dedicados à área de segurança noto que a grande maioria das empresas, grandes ou não, continuam agindo como os "sujinhos", aqueles broncos que ocupam muitos espaços nas ruas de nossa cidade, vigias e simples empregados sem estudo que ficam ali só para...... fazerem as pessoas sentirem-se menos inseguras. Ou seja, estas empresas não transmitem profissionalismo, diferenciação, relacionamento com clientes, cadeia de valor, e por aí vai. Dão uma arrumada superficial nos uniformes, carros, mas a coisa fica por aí, na fachada. Ganham dinheiro por causa de uma demanda latente e este fato as deixa tranquilas financeiramente, entretanto a imagem não melhora perante as pessoas. Por quê?

Quase todos os prestadores de serviços da área são pessoas com experiência de segurança, ou polícial, com grande preparo técnico em alguns casos, mas despreparadas academicamente e sem visão de gestão, estratégia e, principalmente, relacionamento com clientes, que a cada dia estão menos pacientes, mais exigentes e informados.

Existem alguns excelentes profissionais ainda atuando em áreas mais operacionais, onde conseguem fazer quase tudo funcionar, mas isto não faz as empresas crescerem ou melhorarem sua imagem, apenas trocarem clientes umas com as outras de forma inconsciente.

A Segurança Privada é um dos grandes negócios disponíveis e em crescimento, com insvestimentos crescentes em taxas que superam os 20% ao ano, um setor que não dá bola para crise mundial, ainda que muitos consumidores tratem o assunto como supérfluo. No Brasil investimentos em equipamentos de segurança ocupam 20º lugar no orçamento familiar.

Se você é proprietário de uma empresa e quer crescer, conhece, contrata ou simplesmente gostaria de identificar serviços realmente profissionais nesta área, mande um e-mail para mim, existem detalhes que farão uma grande diferença na hora em que estiver frente a frente com seus clientes, atuais e potenciais.

Vire o jogo e melhore seus resultados!

Ou pretende entrar no hall dos "sujinhos"?

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